← Voltar

Sobre o Jefferson Rocha

Foto do Jefferson Rocha, Slackjeff com um charuto na boca aceso. Um cara áspero, sem papas na língua, sincero e que gosta de simplicidade acima de tudo e muita velharias... Fala muito palavrão desde criança, não por falta de educação, mas por ter assistido muita dercy gonçalves.
Vive em um mundo onde é entusiasta desde 2005 chamado GNU/Linux e é totalmente apaixonado por viver nesse lugar de pessoas estranhas (eu me enquadro nesse termo).

Tenho um apelido onde as pessoas acham que é por que sou usuário da distribuição Slackware, mas em comum não tem nada, esse meu apelido 'Slackjeff' foi dado por um amigo gringo Slackuser na rede IRC freenode #Slackware.
Mas por que SlackJeff? bom eu fazia muitas e muitas perguntas no canal, parecia um detetive e minhas perguntas eram extremamente preguiçosas, as vezes eu tinha preguiça de digitar a frase toda e ficava nítido isso, chegava a ser zueiro.

Um dia um usuário da rede falou 'Heeey SLACKKKKKKK jeff Stop, stop!'
A brincadeira pegou e permanece até hoje, por alguns motivos as pessoas ainda me chamam de Slack'a'Jeffi, #euein!
Para os preocupados! hoje eu mais ajudo que pergunto, e quando pergunto as frases são calorosas, sadias e coradas.

Sou extremamente fã e tenho uma queda por sites do final dos anos 90 e inicio dos anos 2000, sei lá era tudo tão simples, não era tão elaborado o ambiente a casa onde a pessoa te oferecia mas tinhamos mais conteúdo que hoje.
Hoje em dia o que vale é o 'Design' que o próprio conteúdo em si, é raro encontrar artigos bons, artigos de hoje em dia são meia boca e não passam de 50 linhas, mas o que importa? afinal o design do site é bonito e responsivo... faixfavor!



Alguns pontos Gerais sobre mim.





Qual o meu laço com GNU/Linux?

Em 18 de agosto de 2005 após uma obrigação de um dos meu chefes no trabalho, passei a ter que mexer com um sistema Chamado Debian, achei algo muito estranho, não tinha interface gráfica, era apenas uma tela preta com letras em branco acinzentado e um treco ou barra '|' piscando na tela, do lado de um Cifrão '$' ou uma tralha '#', isso dependia quando eu botava uma senha ou não. Achei aquilo muito estranho, porem fui me acostumando com o passar do tempo.

No final de 2007 resolvi instalar uma distribuição Linux em meu computador pessoal, passei a usar uma distribuição chamada Kurumin NG, era uma distribuição bem elegante para sua época, completa e bem legal de se usar, com a falência da distribuição Kurumin Ng, acabei por me interessar e pesquisar por uma nova distribuição, acabei por ouvir muitos boatos em fóruns de um sistema operacional beeeem, mas bem desafiador, onde o usuário precisava compilar e empacotar seus próprios pacotes, o sistema em si não resolvia dependencias, ou seja o usuário tinha que fazer todo o processo. O nome? Slackware, por ser tão desafiador resolvi instalar em minha máquina e não foi que eu gostei! hoje completa quase 10 anos que utilizo o Slackware como distribuição principal, e aquele moleque bobo atrás de desafios hoje domina o sistema Slackware, bom pelo menos 'As vezes'.

Após essa longa jornada eu acabei por me apaixonar cada vez mais pela Filosofia em si, hoje eu posso me considerar alguém LIVRE, que sabe como um sistema funciona, que ama o que faz e está sempre em busca de desafios neste mundo muito nerd. Com o passar dos anos acabei por me apaixonar também por programação, por uma linguagem bem especifica, uma linguagem de script chamada Shell, já completei mais de 1000 programinhas ao longo da jornada, bom eles estão perdidos pelos fóruns e por esse mar de bits, mas alguns você pode conferir no meu Notabug, sinta-se a vontade.





la casa del profesor

No final de 2017 resolvi me aventurar ensinando as pessoas a programar em Shell de uma maneira mais profissional, e claro, seguindo algumas técnicas que criei para terem mais sucesso em seus programas.

Resolvi então fazer aulas/cursos diferenciadas(os), com uma pitada de humor e uma linguagem não técnica! Eu aprendi desta forma com vários mestres e levo comigo até hoje essa metodología de ensino.

Coisas quadradas e padronizadas são chatas! Seja diferente, faça diferente.





Alguns dos Projetos que mais tenho carinho e merecem ficar recordados.



Distribuições/Sistemas Favoritos

Já foi o tempo que eu testava as distribuições, hoje eu sou mais calmo em relação, me preservo ao máximo com uma única distribuição. Eu gosto de me manter sempre em uma coisa só.
Após esses anos com praticamente somente um sistema posso me considerar um usuário de Slackware talvez, dificilmente o trocarei, se um dia esse belo projeto que atravessa gerações acabar? bom o sistema FreeBSD me espera, mas enquanto não acontece o Slackware vem fazendo parte do meu dia a dia desde 2008.



Linguagens

Abaixo as linguagens que eu mais me adaptei e utilizo, o Shell Script faz parte da minha vida e acho que da pra reparar ;)
html5 e css3 estão inclusos, sei que são linguagem de marcação e estilo e não é não são linguagens de programação, mas eu adoro brincar também. Gosto de criar sites estáticos e abusar de uma boa semântica... Por isto está incluso em minha lista.



"Um bom hacker ensina e não guarda nada somente para si! Guardar sabedoria é ser egoísta consigo mesmo."