← Voltar

MANIFESTO.

Data: 27/08/2018


Hoje quero abordar de uma vez o por que realmente de sair da plataforma do Youtube. Como todos sabem eu não sou e não serei nunca um Youtuber, até por que isso não é para mim... Seguir modas e tendências não é minha praia, rejeitei muitas coisa em minha vida e não será agora que irei virar a casaca. Se eu virar não me siga mais, pois eu me vendi por algum custo. O manifesto começou e hoje completa 1 semana que estou por aqui mais acesso que nunca, apesar de toda parte manual e ajuda que venho recebendo não é fácil seguir o roteiro, mas eu me contento com isso! Enviar vídeos para o Youtube é fácil, escrever uma descrição de bosta é fácil, inserir algumas tags medíocres a procura de novos seguidores é muito fácil também! O difícil é ter que aturar uma porra de gente que não segue a minha vibe, não sabe a filosofia que eu sigo e fica enxendo o saco do que eu preciso fazer para crescer no Youtube.

O que eu sempre falei, não quero crescer eu quero continuar seguindo a minha filosofia e passar a diante para outras pessoas que realmente querem acreditar que a filosofia ainda existe! Sim ela existe, ela não está mais presente no mundo praticamente é um pequeno grupo de pessoas, uns falam que é loucura, outros chamam de querer ser superior! Nossa filosofia não é superior a nada, a palavra que eu prego também, ela simplesmente funciona.

Neste manifesto quero me expressar o que eu não consegui falar em vídeo algum, quero dizer o real motivo por trás dos panos do "por que" eu sai do Youtube e vou abandonar de vez aquilo lá.

  1. Capado. É claro que você já sabe, as perseguições e denúncias que vinha sofrendo na plataforma por um certo grupinho estava me deixando de saco cheio, foram CINCO denúncias em 1 semana... Isso devido ao linguajar inapropriado o qual eu não fui atrás para me justificar afinal o meu linguajar é um pouco desenrolado mesmo e não havia o por que de eu tentar correr atrás para reverter a situação. Confesso que a cada notificação que eu recebia em meu email eu ficava mais feliz!

  2. Modinha. Youtube é uma plataforma modinha com seus anúncios repugnantes. Pense comigo, eu me esforçando ao máximo para passar um conteúdo grátis e no meio de tudo aparecia um anúncio de venda de cursos de uma pessoa que EU DESCONHEÇO vendendo curso X, curso Y. É justo? Será que é JUSTO essa porra? Jeff, a plataforma ganha dinheiro com isso! Eu sei, eu realmente entendo, mas é por isso que eu migrei para uma plataforma própria... Sem anúncios bizarros aqui! É claro se vir um patrocínio querendo me ajudar eu irei aceitar, mas será tudo no mínimo nada de socar de anúncios, EU ODEIO ISSO.

  3. Inseguro. Ele pode cair a qualquer hora. Hoje o Canal Slackjeff conta com 325 vídeos os quais dediquei 2 anos para criar. Imagina se do dia para noite a plataforma cai ou algo acontece! Meus vídeos ficam como? O trabalho que eu dediquei aos vídeos vão para ralo? Sim, até por que na cláusula de termos quando você cria um canal tem bastante coisa para ler! Leia e você saberá o que eu to dizendo:

    "Embora o YouTube não seja responsável por qualquer perda causada à Você pelo uso não autorizado de sua conta, Você poderá ser responsabilizado pelas perdas do YouTube ou de outros oriundas de tal uso não autorizado."

    Jeff isso não tem nada a ver! Claro que tem... Se eu já tenho alguns haterzinhos imagina daqui alguns anos como essa massaroca irá ficar. Eu tenho um alto risco de perda por lá, strike é quase certeza.

  4. Venda de dados. Quando o canal se ramifica em uma determinada categoria como exemplo é meu canal "Shell Script", "Linux", "Tutoriais", "Slackware", "Programação" a plataforma auto identifica o que meu público gosta. Sendo assim anúncios e venda de dados do meu público é vendido. Desculpa, mas isso para mim não é certo. Eu sei que você assinante e ex-assinante concorda com os termos, mas se outros não fazem eu resolvi fazer. Tchau Youtube.

  5. É do Google. Google é uma revolução, por muitos anos eu passei a utilizar muitos serviços deles e continuo a utilizar. Mas pera ai! Eu uso para o lado profissional, em casa pessoalmente eu não uso mais nada deles e migrei tudo que eu usava para outros serviços como por exemplo: email, pesquisa e outras coisas. Infelizmente como dito, no profissional eu ainda venho utilizar serviços da plataforma, mas por pouco tempo, quem sabe conseguimos passar a diante esse manifesto e fazer as pessoas cairem fora dessa armadilha.

  6. Medo. Você que é talvez criador de conteúdo passa mais tempo com medo de infrigir os termos que gerando conteúdo em si. E você sabe que é verdade, quando cria um vídeo já logo vem na cabeça "Será que não vai contra as 'regras' do Youtube?" Que são muitas, vamos concordar! É tanta regrinha boba que o objetivo que era para fazer um bom conteúdo, upar e seus inscritos verem o vídeo está quase indo para o ralo.
    Daqui alguns aninhos vocês vão saber do que eu tô falando! As coisas vão piorar baby.

  7. Direitos. Todo canal que presta segue a risca os termos de direitos autorais eu sou um deles que seguia a risca. E o por que o Youtube não deixa o meu inscrito baixar meus vídeos? Jeff! Deixam sim, é só você usar um programa externo como Youtube-Dl que está tudo certo, ahh então isso é deixar? A hash que eles geram nos links no fonte da página é para qualquer programador meia tigela saber o que se passa e criar um programa? Óbvio que não...

    Eles já dificultam por que não é para você baixar e ponto. A plataforma deveria liberar aos criadores de conteúdo para liberar o Download se assim desejam. Afinal existem muitas pessoas sem internet hoje em dia e alguns vão para lanhouse assistir vídeos por lá.

    E se eu for newbie e querer baixar os vídeos para ver em casa no meu desktop sem internet? Lembre-se Youtube-dl e outros softwares quebram as regras do Youtube, isso pode dar problema para quem está baixando os vídeos, afinal é "Sem permissão".

Dito tudo isso e sei que algumas pessoas vão discordar, eu não me importo! Espero que você que me segue e gosta da filosofia empregada do jeito mais simples de fazer as coisas me compreenda e me siga por aqui.
Toda a plataforma está tendo um custo salgadinho, o sistema de gerenciamento de vídeos que foi feito e está em constante desenvolvimento eu tive que contratar um profissional para fazer!
Jeff mas você não é programador? Sim... E por não ser programador PHP eu tive que contratar um serviço externo.

Eu sei que o manifesto não chegará a muitas pessoas, pessoas gostam de facilidade como é o Youtube, não gostam de receber notificações por email que é um dos sistemas juntamente com o Telegram que eu utilizo para avisar quando tem vídeos novos.
Faça um esforço! Se você realmente quer aprender e quer ajudar no manifesto o faça. Não fique esperando, esperar é algo patético que nós humanos fazemos, faça de uma vez. Eu acredito em você, acredito que você possa tirar a corrente que te amarra e você terá a liberdade em suas mãos de novo.

Você que me acompanha e usa alguma distribuição Linux já é livre no sistema operacional e o por que ficar alienado e trancado em plataformas como o Google e Youtube? Por que? Você está escravo disso tudo. Você está sendo espionado, desrespeitado em questão de privacidade e deixa isso acontecer!

Grato Jefferson Rocha.

"MANTENHA O SIMPLES, A COMPLEXIDADE PRA MIM É UMA CAMADA DESNECESSÁRIA." Slackjeff.